Tire boas fotos e impressione seus clientes

A compra online tem seus desafios. O principal, especialmente para nós, brasileiros, é o fato de não conseguirmos pegar o produto na mão para senti-lo e ver próximo.

Por isso, as fotos (e vídeos também) são recursos indispensáveis para quem quer vender online, pois são através delas que as pessoas se sentem seguras em comprar.

Se você vende roupa, por exemplo, é importante mostrar os detalhes da peça que vai para a vitrine. Se estiver vestida em uma modelo, é bom tirar foto de vários ângulos.

Só assim o cliente poderá ter certeza de que aquele produto é bom para ela e que agrada na maior parte dos sentidos possíveis — cor, acabamento, caimento, estilo.

Se você vende lanches, seu público vai querer saber “a cara” do que você está vendendo. E, vamos combinar, comida é algo que se come, primeiro, com os olhos!

Sendo assim, você precisa tirar fotos de boa qualidade, que destaquem os melhores pontos do seu produto e que encurte o caminho entre o cliente e a compra.

Como tirar fotos boas e com facilidade?

Sabemos que tempo é algo corrido e que nem todo mundo dispõe de tanto assim, principalmente pequenos empreendedores que costumam se dividir em mil.

Nós preparamos uma ferramenta bem prática para que você consiga ter seus produtos com fotos sem que isso leve metade do seu dia.

Indo em Meu Negócio > Adicionar Produto, você verá uma tela para que você preencha com informações daquilo que você quer oferecer.

A primeira opção é a foto do produto. Você pode cadastrar uma foto que você já tenha no seu computador ou no celular ou, simplesmente, tirar uma foto com a câmera do telefone.

Para isso, você deve acessar nosso site ou app através do seu celular, escolher a opção de câmera e tirar fotos dos produtos/serviços que você deseja mostrar para os clientes.

Preciso de um profissional para tirar fotos?

Você decide!

Vale lembrar que o trabalho do profissional não é profissional por acaso. Afinal, foram anos de estudo e experiência para ser considerado um expert da área.

Porém, sabemos que nem sempre o pequeno empreendedor consegue cobrir os valores de um profissional. Por isso, você mesmo também pode realizar excelentes fotos sozinho.

Cada uma das opções possuem prós e contras que devem ser pensados por você. Mas, seja qual for, separamos várias dicas logo abaixo.

Dicas para encontrar um bom profissional de fotografia

Peça indicação

O caminho mais rápido para encontrar um bom profissional é através da indicação. Afinal, se foi bom para um, provavelmente será para outro. Mas não é uma regra, viu?

Converse com o profissional

Sentir confiança na pessoa que irá realizar um trabalho para você é fundamental. Não dispense uma boa conversa antes, até mesmo para explicar o quê você deseja.

Peça para ver o portfólio

A maioria dos profissionais de fotografia possuem um portfólio, até mesmo os iniciantes. Geralmente eles usam sites e redes sociais (como o Instagram) para mostrar seu trabalho.

Dicas para tirar excelentes fotos sozinho

Câmera do celular serve?

Sim! Os celulares investem pesado em câmeras, que se tornou um dos principais fatores de decisão de compra entre as pessoas. Quem nunca ouviu “a câmera é boa?” por aí?

E vale dizer outra verdade: se você cuidar de outros pontos que montam uma foto, a câmera passará a ser coadjuvante.

A luz é metade da foto

Falamos isso, pois a luz pode mudar completamente o produto, destacando alguns pontos e ocultando outros. Sem dizer que a luz traz clareza e deixa todos os detalhes em evidência.

Outro negócio é que, na ausência de luz, a câmera costuma sofrer. Logo, as chances de você ter uma imagem pixelada e sem definição é grande.

Então, a primeira lição é: não tire fotos de produtos em ambientes escuros. Aproveite a luz do dia ou jogue luz artificial no produto. Mas não deixe sem luz!

Dê uma olhada ao redor

Imagina ter um produto lindo, que todo mundo quer, mas, ao divulgar na dolado ou nas suas redes sociais, você perceber que tinha lixo por perto? Poxa, quebra até o clima, né?

Para evitar isso, cheque várias vezes o campo que a câmera está pegando. Se tiver alguma coisa intrusa entrando na imagem, vai lá ajeitar. Esse carinho vale muito a pena no final!

Fotografia é criatividade

Fotos incríveis têm muita criatividade envolvida. E essa arte permite que você use e abuse dela. Neste mesmo papo, existe uma técnica chamada ambientação.

A ambientação, como o nome entrega, é nada mais, nada menos, que criar um ambiente em que seu produto é o destaque ou o protagonista.

Vamos dizer que você vende comida, certo? Você pode tirar a foto de uma mesa de jantar onde seu prato está figurando como principal.

Se você tem um mercado que vende milho de pipoca. Você pode comprar um pote bonito ou aqueles de cinema, e tirar a foto da pipoca pronta em frente a uma televisão.

Esses dois exemplos, ajudam o cliente a se transportarem e quererem, lá no fundo, um cenário igual para ele. Para completar a cena, ele precisará do seu produto.

Arrase e marque a @compredolado no Instagram ou no Facebook para a gente curtir! Estamos esperando, hein.

Menos é mais: fazendo simples, rápido e ótimo

Se você busca por soluções que sejam as mais práticas possíveis, então vem pra cá. Outra ideia para mostrar bem o produto e entregar o serviço pro cliente é essa aqui.

Escolha uma parede branca (ou de uma cor só, lisa) da sua casa ou estabelecimento para que o produto se destaque bem na foto.

Se você não tiver essa parede por perto, compre dois metros de pano na loja de tecidos mais próxima e faça seu próprio fundo.

A ideia aqui, como dito acima, é dar destaque ao produto. Por isso que o fundo deve ser o mais neutro possível. Assim, não tem competição na imagem.

Não economize fotos

O tempo da revelação e dos filmes já terminou. Procure tirar fotos variadas, mostrando vários, e relevantes, aspectos do produto.

Lembre-se: você precisa oferecer meios das pessoas se interessarem pelo produto. Facilitar a visualização é um dos passos mais importantes para isso!

Publicado por dolado

A dolado é uma plataforma que permite empreendedores a terem sua própria loja online gratuitamente.

Um comentário em “Tire boas fotos e impressione seus clientes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: