O que é Pix e como usar na minha loja física

#PraCegoVer  a imagem mostra um celular de borda preta, com tela branca acesa e a marca do produto Pix no meio em cores cinza e verde claro.  Ao lado direito do celular, está uma calculadora cinza de botões azuis. O celular e a calculadora estão em cima de notas de dinheiro de vinte, cinquenta e cem reais.

Tempo estimado de leitura: 8 minutos.

Como consumidor, você provavelmente já foi conquistado pelas vantagens do Pix, já que a facilidade de movimentação de dinheiro entre pessoas é rápida, fácil e gratuita.  

Embora ainda seja uma solução relativamente nova e mais comum em compras online, o Pix resolve dores de cabeça constantes de quem compra e vende em loja física também.

Afinal, os problemas comuns do público, como os cadastros de cartões, saques e transferências, geralmente são burocráticos e envolvem a cobrança de taxas. 

Mas aceitar o Pix na sua loja  física vai além do benefício para o cliente, já que traz mais agilidade e segurança para os comerciantes também. 

Uma vez que o Pix é feito de forma eletrônica, o mesmo permite recebimentos que caem na conta na mesma hora, e você não precisa lidar com dinheiro vivo. 

E de resto você já sabe: quanto mais facilidade na hora de realizar pagamentos na sua loja, mais feliz o cliente fica. Por isso, o Pix ajuda sua loja a vender muito mais.

O que é Pix

Criado pelo Banco Central do Brasil em novembro de 2020, o Pix é um meio de pagamento e transferências, seja entre pessoas físicas ou entre pessoas e comércios.

Seguro, eletrônico, instantâneo e gratuito, as transações podem ser feitas pelo celular, seja através da Chave Pix ou com o auxílio de um QR Code em sua loja.

Vale lembrar que transações entre pessoas jurídicas, isto é, entre empresas, podem ser taxadas por alguns bancos.

Você pode verificar com o seu banco se alguma taxa é cobrada ou ficar atento(a) se, na hora da transferência, aparece o valor cobrado pela transação na sua tela

Como funciona o Pix?

O Pix funciona 24 horas por dia, todos os dias. Isso inclui também finais de semana e feriados, com pagamentos compensados em até 10 segundos. Legal, não é? 

E é muito simples usar pagamento por Pix para receber suas vendas. Você só precisa ter as suas chaves Pix cadastradas no aplicativo do seu banco ou pelo banco online. 

Essas chaves podem ser:

  • número do celular;
  • email;
  • CPF ou CPNJ.

Além disso, também é possível realizar transações por:

  • informações de dados bancários de quem receberá o pagamento;
  • por leitura de QR Codes;
  • geração de chaves aleatórias no aplicativo do banco, a cada pagamento recebido ou enviado.

Aqui na dolado, por exemplo, os lojistas podem comprar estoque com pagamento por Pix. Por ser online, a escolha é feita no carrinho e o link é enviado por SMS. 

Depois, é só efetuar o pagamento lendo o QR Code do boleto pela câmera do celular, ou copiando e colando o código na área de pagamentos por Pix no app do seu banco.

como receber pagamento por Pix
#PraCegoVer a imagem mostra um quadrado de fundo branco, com a palavra pagamento em azul e as palavras Pix/boleto à vista em cinza claro abaixo. Ao lado direito, há uma seta apontando para a frente em azul claro, com o print de uma mensagem de celular dizendo “Dolado gerou uma cobrança no valor de R$ 153,90 para você. Veja aqui”, com o link de acesso abaixo. Ao lado direito, há outra seta em azul claro apontando para frente com a imagem de um boleto de pagamento e as palavras “Pix” e “copiar” destacados com um contorno vermelho.

E opção não falta! Pessoas jurídicas podem cadastrar até 20 chaves Pix, enquanto pessoas físicas têm a opção de cadastrar até 5. 

Mas é preciso ter o controle de onde cada chave é usada, pois a mesma chave não pode ser cadastrada em instituições diferentes. 

Ou seja, se você cadastrar o CNPJ no “banco A”,  ela não pode ser utilizada no “banco B”. A dica também vale para manter a organização das finanças da loja.

Como receber com Pix na minha loja física?

Agora que você já viu como o Pix funciona, é hora de testar! Na prática, a dinâmica não é tão diferente do uso em compras online ou entre pessoas. 

O segredo está em deixar a chave Pix visível e de fácil acesso para o seu cliente, além de divulgar essa opção de pagamento em suas redes sociais e através do seu atendimento.

Falando sempre que você aceita o Pix como forma de pagamento na sua loja, seu cliente sabe que pode contar com essa facilidade, aumentando a lealdade dele.

E se você deseja mais pagamentos no Pix na sua loja, uma ideia é incentivá-los através de pequenos descontos. Afinal, ninguém resiste aos preços mais baixos, né?

Com a chave Pix da loja física cadastrada no banco, você pode:

  • Gerar o QR Code no aplicativo do banco, imprimir em um tamanho que facilite o uso, e posicionar em cima do balcão do caixa, colar na parede ou, ainda, entregar em tamanho menor nas mãos do cliente. Deixe a criatividade rolar!;
  • Escrever o código da chave Pix embaixo do QR Code. Assim, se o cliente tiver dificuldades com a leitura pela câmera, ele pode digitar o código direto no aplicativo do banco. Quanto mais curta for sua chave Pix, mais eficiente será para seu cliente;
  • Se estiver vendendo pelo WhatsApp ou chat de redes sociais, o processo é o mesmo! Gere a cobrança pelo Pix pelo app do seu banco, e compartilhe com o seu cliente. Quando ele pagar, você receberá a mensagem do banco e ele poderá te enviar o comprovante também. 

Rápido e fácil, não é? 

Vantagens do Pix no comércio físico

Aceitar o Pix no comércio físico está cada vez mais comum e o crescimento promete ser contínuo à medida que as lojas se adaptam à novidade. 

Para pequenos e médios lojistas é ainda mais interessante, pois pode ajudar a reduzir custos com taxas.

E vamos além: o Pix ajuda a resolver dores de cabeça com troco, chargeback e agiliza até mesmo as suas entregas, algo que deixa todo comprador muito feliz. 

A facilidade no pagamento também pode atrair novos clientes: segundo dados do Banco Central, cerca de 61,4% da população já usa o Pix, principalmente entre os 20 e 29 anos.

Além disso, o Pix em lojas físicas colabora para:

  • Evitar a necessidade do uso de máquinas de cartão de crédito, bem como os possíveis erros durante a transação, taxas de uso, cobranças duplicadas em falhas da máquina, manutenção etc;
  • O pagamento é instantâneo e cai na hora – sem riscos de cancelamento de agendamento. E o melhor: você recebe a notificação quando o Pix é feito, aumentando seu controle e segurança;
  • O Pix substitui compras em cartões de débito e, por consequência, o custo de taxas por transações;
  • As pessoas físicas não pagam para usar o Pix e, a depender do banco, as pessoas jurídicas também não;
  • Reduz o fluxo de dinheiro físico, o que contribui para a segurança da loja e dos colaboradores, além de ajudar a diminuir a proliferação da COVID-19 e outras doenças.

Agora que você já entendeu o que é Pix, como o Pix funciona e como usar em sua loja física, é hora de começar

Conte com a dolado nesta grande mudança. Nós te ajudamos a comprar estoque mais rápido e barato, e também a vender online através da sua loja virtual!

Continue conectado com a evolução e o conhecimento!

Nós te enviamos o melhor do nosso conteúdo, e você lê quando e onde quiser. Basta se cadastrar abaixo, e você vai receber as dicas que precisa para seguir crescendo!

Publicado por Sarah dos Santos

Sarah Priscila dos Santos é Analista de Inbound Marketing Sênior aqui da dolado. Apaixonada por comportamento de consumo e pessoas, atua há mais de 10 anos nas áreas de Marketing e Publicidade. Também é especialista em Inbound Marketing, especialmente aplicado ao e-commerce e no funil de vendas B2B, trabalhando com foco principal no relacionamento e conversão de leads e clientes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: