5 tendências de venda para 2022

#PraCegoVer  a imagem mostra ao fundo um homem sentado usando camisa branca. Em sua frente, está uma mesa de madeira escura, com quatro blocos de madeira mais clara, com os números 2022 escritos em marrom escuro. Com apenas sua mão esquerda em destaque, o homem vira o último bloco de madeira, mostrando a troca de 2021 para 2022.

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Será que tem alguém que não tenha repensado o seu jeito de fazer negócios nestes últimos dois anos visando ganhar mais dinheiro e garantindo a saúde do comércio?

A pandemia causada pela COVID-19 não mudou apenas a forma como nos relacionamos com as outras pessoas e espaços. 

A pandemia transformou também a forma como vendemos e compramos. E junto com toda mudança, é comum que as dúvidas também surjam. 

Nós sabemos que, como lojista, você deve estar se perguntando como será o comportamento do comércio em 2022, e se há motivos para ficar animado(a) ou não. Mas a notícia é promissora!

Com a retomada cada vez maior da rotina normal dos brasileiros, a previsão é de reaquecimento gradual do comércio, já que as pessoas estão se sentindo mais confiantes em todos os aspectos. 

Embora a tendência de 2022 seja começar ainda com alguns desafios, o crescimento já é esperado: perto de 5%, comparado ao ano de 2020, e até 6% no consumo das famílias.

Agora que você já sabe que o varejo em 2022 pode retomar o fôlego, prepare-se com algumas das principais tendências de venda online e física que separamos para você.

1- O crescimento das vendas online

É unanimidade entre todos (clientes, prestadores de serviço para venda online e pesquisadores de hábitos de compra): quem quer crescer, precisa de uma loja digital ou de um catálogo online!

Com certeza você deve ter visto carteiros, transportadoras e serviços de delivery mais ocupados nos últimos tempos. Isso aconteceu porque a pandemia fez o e-commerce no Brasil crescer 75%. 

Segundo dados do Ebit/Nielsen só em 2020, por exemplo, foram mais de 13 milhões de novos compradores, enquanto cerca de 20% das lojas de rua precisaram fechar. 

E tem mais: o estudo da Euromonitor, a pedido do Google, mostra também que a participação das lojas físicas no consumo pode cair para 58% até 2025.

Mesmo com a circulação nas ruas voltando ao normal, o consumidor também mostra preferência pela comodidade da compra online.

Pois é, as pesquisas da OpinionBox mostram que 49% dos compradores pretendem aumentar a compra pela internet em 2022.  

Para os trabalhadores que vão continuar em home office ou em modelo híbrido, a compra pela internet significa agilidade e facilidade. O mesmo vale para o delivery, e falando dele…

2- Delivery

Em 2022, o delivery deve ganhar ainda mais espaço, não sendo mais quase exclusividade de restaurantes, mas tornando-se uma opção interessante para quem vende por redes sociais, WhatsApp, catálogos online etc.

Estudos do Ebit/Nielsen mostram que 72% dos brasileiros usam ou começaram a usar os apps de delivery para comprar, seja pela praticidade de não precisar sair de casa ou para encurtar o tempo de recebimento do pedido, já que alguns deliveries entregam compras em até 3 horas.

A demanda cresceu tanto que os aplicativos de delivery entenderam que deveriam oferecer motoboys próprios como alternativa aos da loja para agilizar e facilitar as entregas.

3- Idosos cada vez mais ativos na compra

Você sabia que a terceira idade já representa 20% do consumo no varejo brasileiro? Além disso, essa é a faixa etária que mais vai crescer nos próximos 20 anos. 

E não se engane: eles também são tecnológicos, e podem ser um público cada vez mais comum para quem vende acessórios para celular, por exemplo. Vale a pena ficar de olho, hein?

4- Venda por redes sociais

Social Selling é o termo usado para definir as relações de venda e compra por redes sociais. Ou seja, prospectar e vender online por canais como Facebook, Instagram etc.

Os clientes, principalmente os que vão comprar pela primeira vez, buscam cada vez mais informações sobre a empresa, o produto e a forma como a loja se relaciona com as pessoas. 

E as redes sociais são meios muito importantes neste processo, já que é possível ver em tempo real a experiência de outros clientes com a sua empresa/marca.

O social selling deve acompanhar as novas tendências de consumo e a evolução das redes sociais. Portanto, lembre-se de se manter atualizado e acompanhar as novidades.

5- O básico cada vez mais importante

O famoso feijão com arroz bem-feito ainda é a chave para o sucesso. É importante acompanhar as tendências para 2022 e os próximos anos, mas não esquecer do básico. 

Afinal, um serviço bem feito não só mantém o cliente leal a sua loja, como também aumenta as chances de ser indicado para outros clientes. Então, lembre-se de:

  • Atendimento personalizado e atencioso: o cliente já não é mais vencido pelo cansaço. Ele espera um bom atendimento, ter seu problema/dificuldade ouvido e receber produtos/soluções que de fato o atendem;
  • Mantenha a transparência: qualidade, preço, condições de pagamento e de troca. Seu consumidor quer saber de tudo antes de comprar, e o principal: quer ter certeza que qualquer acordo com a loja será cumprido;
  • Surpreenda seu cliente: seja através do atendimento, da agilidade de entrega ou pela facilidade que você fornece a ele, não há quem não fique encantado quando a compra vira uma verdadeira (e excelente) experiência.

Dicas anotadas?  Então é hora de finalizar seu planejamento para 2022 e começar o ano com o pé direito.  E lembre-se: tamo junto, tamo dolado!

5 tendências de venda para 2022

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Sarah Priscila dos Santos é Analista de Inbound Marketing Sênior aqui da dolado. Apaixonada por comportamento de consumo e pessoas, atua há mais de 10 anos nas áreas de Marketing e Publicidade. Também é especialista em Inbound Marketing, especialmente aplicado ao e-commerce e no funil de vendas B2B, trabalhando com foco principal no relacionamento e conversão de leads e clientes.

Publicado por Sarah dos Santos

Sarah Priscila dos Santos é Analista de Inbound Marketing Sênior aqui da dolado. Apaixonada por comportamento de consumo e pessoas, atua há mais de 10 anos nas áreas de Marketing e Publicidade. Também é especialista em Inbound Marketing, especialmente aplicado ao e-commerce e no funil de vendas B2B, trabalhando com foco principal no relacionamento e conversão de leads e clientes.

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